A JCI Tapejara em parceria com o Hemopasso de Passo Fundo, promove no dia 27 de setembro a segunda edição do cadastro de doadores de medula óssea de Tapejara.
Para se cadastrar, o doador deve estar em boas condições de saúde e ter idade entre 18 e 34 anos. O cadastro acontece das 09h às 12h e das 13h às 15h na sede da JCI Tapejara, e conta com a coleta de uma amostra de 4ml de sangue. Também é necessário portar um documento de identificação com foto.
Após se cadastrar, caso seja compatível com um candidato a receber a doação, o doador será notificado.
Interessados em realizar o cadastro para se tornar doador de medula óssea, podem entrar em contato com Daiane Bombana pelo WhatsApp (54) 9 9983-5331, com Cintia Pitan pelo (54) 9 9626-3386, com membros da JCI Tapejara, Conselho do Sangue ou Bombeiros Voluntários Mirins de Tapejara.
Quando é necessária a doação de medula óssea?
A doação de medula é necessária quando o paciente apresenta doenças do sangue que não respondem a outros tipos de tratamento, como leucemia, linfomas e anemias graves. Nesses casos, o transplante se torna a alternativa indicada, mas a baixa probabilidade de compatibilidade entre doador e receptor exige a ampliação constante do número de voluntários cadastrados.
Como acontece o processo de doação?
Após comprovada a compatibilidade são realizados exames adicionais para garantir a segurança do procedimento. A coleta pode ocorrer por meio de uma retirada de células-tronco da medula do osso da bacia ou pela coleta de sangue, ambos feitos em ambiente hospitalar e com acompanhamento médico. Após a doação, a medula do doador se recompõe naturalmente em poucas semanas.