Trump teria levado para casa documentos sobre armas nucleares || 100e7 FM - A Rádio do Seu Coração
Bykis institucional
INTERNACIONAL

Trump teria levado para casa documentos sobre armas nucleares


12-08-2022 - 14:18
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp


Giorgio Viera


Sabe-se que o ex-presidente Donald Trump tinha como hábito rasgar documentos do governo e jogá-los no vaso sanitário. As fotos constam de um livro que a jornalista Maggie Haberman, do The New York Times, está escrevendo.


Além das imagens, que nesta semana foram cedidas ao portal de notícias Axios, o que comprovam o estranho hábito, um crime, se estivermos falando de documentos "classificados" (confidenciais), são os relatos de funcionários da Casa Branca, que encontravam papel entupindo a descarga.


Mas que tipo de papéis ele teria subtraído do Salão Oval, ao deixar a presidência, em 20 de janeiro de 2021, e levado para a sua mansão de Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida? Desde a operação de busca e apreensão realizada pelo FBI (polícia federal americana), na quarta-feira (10), essa é uma indagação que os Estados e o mundo se fazem.


Alguns sinais começam a vazar. Várias caixas foram levadas pelos agentes na ação. Segundo o jornal The Washington Post, constariam documentos relacionados a armas nucleares - não se sabe se dos Estados Unidos ou de outros países. Desde o dia da operação, especula-se que alguns dos papéis versariam sobre os encontros entre Trump e Kim Jong-un, o ditador da Coreia do Norte. As duas informações casam: o americano e o norte-coreano se encontraram algumas vezes para tratar sobre o arsenal atômico de Kim.


Ontem (11), o secretário de Justiça dos EUA, Merrik Garland, que também atua como procurador-geral, disse que autorizou pessoalmente a operação na casa de Trump. Também afirmou que pretende tornar público o tipo de conteúdo dos documentos que foram apreendidos. Essa não é uma ação usual porque o processo está em andamento.


Além de se tratar de documentos sobre armas nucleares, outra suspeita é de que os papéis contenham correspondências que possam envolver Trump e seus apoiadores no episódio da invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.


Os ex-presidentes são obrigados pela Lei de Registros Presidenciais a transferir todas as suas cartas, documentos de trabalho e e-mails para o Arquivo Nacional, agência do governo que preserva os registros presidenciais.

MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS

OPINIÃO