Ibiaçá tem dois casos confirmados da síndrome Mão-Pé-Boca || 100e7 FM - A Rádio do Seu Coração
Rancho Premiado Centro
SAÚDE

Ibiaçá tem dois casos confirmados da síndrome Mão-Pé-Boca


POR: Prefeitura de Ibiaçá
14-10-2021 - 13:38
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp


Divulgação / Prefeitura de Ibiaçá

A Secretaria da Saúde de Ibiaçá alerta a comunidade sobre dois casos confirmados da síndrome Mão-Pé-Boca nesta semana. A doença é uma síndrome viral contagiosa, que atinge principalmente crianças de até cinco anos de idade, caracterizada pela formação de feridas avermelhadas na região da boca, dos pés e das mãos. Em casos mais graves, chega a atingir glúteos e genitais.


A virose é muito contagiosa e sua transmissão ocorre por gotículas respiratórias, contato com as fezes, saliva e outras secreções da pessoa contaminada, e através de alimentos e objetos contaminados.


A doença apresenta quadro clínico composto por febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões, aparecimento de lesões na boca, amídalas e faringe, manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro, que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas. Também é comum apresentar erupção de pequenas bolhas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.


A dor provocada pelos ferimentos dificulta a deglutição e causa muita salivação.


Em caso de suspeita, procure o médico. A Secretaria alerta, ainda, que crianças com quadro clínico suspeito devem permanecer em casa e não frequentar o ambiente escolar.

MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS

OPINIÃO