Saiba mais sobre destinação de vacinas contra Covid-19 para Tapejara || 100e7 FM - A Rádio do Seu Coração
Clube Danieli 2024
SAÚDE

Saiba mais sobre destinação de vacinas contra Covid-19 para Tapejara


19-01-2021 - 16:08
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp


100e7 FM

Na noite de ontem (18), as doses da vacina contra Covid-19 destinadas ao Rio Grande do Sul chegaram em solo gaúcho e a vacinação já iniciou com algumas pessoas durante uma cerimônia transmitida pelo Youtube. 


Na manhã de hoje (19), recebemos nos estúdios da 100e7 o Secretário da Saúde de Tapejara, Rangel Antônio Antunes Maciel, e a médica Meirueli Machado Pozzer, que atuou no combate à Covid-19. Durante uma entrevista eles abordaram assuntos relacionados a vacinação contra a doença no município. 


De acordo com Rangel, ainda não se tem um número exato de vacinas que virão para Tapejara. Segundo ele, foram cadastradas as pessoas que se encaixam nos requisitos da fase 1 de vacinação e a partir deste número serão destinadas as doses. No entanto, neste primeiro momento ainda não terão doses suficientes para todos aqueles que se enquadram na fase 1. As doses devem chegar no município entre amanhã (20) e quinta-feira (21). 


O Rio Grande do Sul recebeu 341,8 mil doses para distribuir entre os municípios neste primeiro momento, porém, o levantamento dos grupos prioritários passa de 4,5 milhões de habitantes. A região de Passo Fundo, a qual pertence Tapejara, recebeu 10.200 doses para iniciar a vacinação e distribuir entre 62 municípios. 


Em Tapejara, são 57 idosos que se enquadraram na fase 1 por viverem em asilos ou casas de convivência. Na Secretaria de Saúde também se encaixam 56 profissionais da saúde que estiveram na linha de frente do combate à pandemia, além de outros 52 profissionais que trabalham no Hospital Santo Antônio. 


Os municípios gaúchos se basearam no plano de vacinação do Estado para estabelecer as diretrizes durante a vacinação. Conforme o Secretário de Saúde, o processo de organização e preparação do município é muito semelhante às campanhas de vacinação da gripe.


A médica Meirueli alertou a população para que siga tomando todos os cuidados no combate ao vírus mesmo com a chegada da vacina. Além disso, ela informou que as equipes de saúde estão preparadas caso haja algum efeito adverso na aplicação da vacina, pois qualquer tipo de vacina pode apresentar efeitos colaterais.

MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS

OPINIÃO