Região de Tapejara permanece em bandeira laranja || 100e7 FM - A Rádio do Seu Coração
Bykis institucional
SAÚDE

Região de Tapejara permanece em bandeira laranja


POR: Gaúcha ZH
24-10-2020 - 07:36
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp


Divulgação

Depois de duas semanas sem registrar regiões em bandeira vermelha, que indica alto risco epidemiológico para o coronavírus, o mapa preliminar do modelo de distanciamento controlado, divulgado nesta sexta-feira (23) pelo governo do Estado, voltou a apresentar três regiões nessa cor. Também presentes há duas rodadas, as bandeiras amarelas, de risco baixo, saíram de cena, e há 18 regiões na cor laranja, de risco médio.


As regiões de Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo — todas da macrorregião Missioneira, que estavam na bandeira laranja —, apresentaram piora nos indicadores e voltaram para a vermelha.


Classificadas anteriormente em amarelo, as regiões de Bagé, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões também apresentaram piora nos indicadores e passaram para a bandeira laranja.


Outras 15 regiões covid seguem em bandeira laranja: Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Santa Rosa, Capão da Canoa, Taquara, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Guaíba, Lajeado, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Erechim e Uruguaiana.


Dessa forma, 57 municípios gaúchos (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 681.771 habitantes, o que corresponde a 6% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes).


Desses, 35 municípios (183.582 habitantes, 27% da população em bandeira vermelha) podem adotar protocolos de bandeira laranja porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.


Além disso, do total de 440 municípios em bandeira laranja (10.647.834 habitantes, 94% da população do RS), 225 (1.216.695 habitantes, 11% da população em bandeira laranja) podem adotar protocolos de bandeira amarela.


O mapa definitivo será divulgado pelo governo do Estado na próxima segunda-feira (26), após a análise dos pedidos de recursos de municípios. O mapa valerá a partir de terça (27) e segue até segunda-feira (2).


Aumento no número de novas hospitalizações e de óbitos

Conforme o Executivo estadual, o número de novas hospitalizações confirmadas por covid-19 chamou a atenção da equipe que monitora os indicadores de propagação do coronavírus. Entre as duas últimas semanas, o aumento foi de 21% — de 739 para 897 —, o que repercutiu sobre a elevação de 13% de internados em leitos clínicos confirmados com covid-19. O número de óbitos cresceu 11% entre as duas últimas semanas, subindo de 213 para 236.


No entanto, as internações por síndrome respiratória aguda grave em UTI tiveram queda de 7% e houve relativa estabilidade dos confirmados com covid-19 em UTI (aumento de apenas 1%), segundo o governo.


Mesmo contabilizando os pacientes internados por outras causas, ocorreu queda no número de leitos de UTI ocupados.


18 regiões estão em cogestão

Das 21 regiões covid no Estado, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema de cogestão do distanciamento controlado. As outras 18 já adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo.


As regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela, desde que enviem protocolos próprios adaptados para aprovação do governo do Estado.

MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS

OPINIÃO