Falta de chuva já causa preocupação a agricultores da região || 100e7 FM - A Rádio do Seu Coração
Rancho Premiado Centro
RURAL

Falta de chuva já causa preocupação a agricultores da região


POR: Rádio Uirapuru
20-10-2020 - 15:12
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp


Rádio Uirapuru/Arquivo

O La Niña chegou com força e já preocupa a agricultura do sul. Plantas como trigo estão com dificuldade nesse final de ciclo devido a falta de água. A falta de chuva já causa preocupação a agricultores da região.


Os agricultores não conseguem plantar milho da próxima safra. Quem plantou pode ter que replantar e reservatórios de água já estão baixos.


Conforme o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Oriberto Adami, a situação climática está bem preocupante. Em alguns locais da região, não chove há pelo menos 20 dias.


O plantio do milho começa a sentir as dificuldades da falta de água, sendo assim a chuva é importante nesse período. O milho estava germinando bem nas lavouras da região, porém com o tempo seco ele não se desenvolveu bem. Alguns agricultores precisarão replantar suas propriedades.


A soja na região ainda não começou a ser plantada, mas se não tiver umidade o agricultor não pode arriscar o plantio.


Chuva é fundamental

A chuva é fundamental também para a safra do trigo. Na região o cereal não começou a ser colhido ainda e está numa fase importante para a safra.


A reta final da cultura é a fase de enchimento de grãos e início de maturação, sendo assim, a falta de água pode afetar a produtividade. O trigo seria a alternativa para recuperar a baixa produtividade das culturas de verão no início do ano, portanto o momento é preocupante.


Indicativo é de pouca chuva

Em função do fenômeno La Niña, a expectativa é de baixos volumes de chuva durante a primavera e o verão. A falta de chuva já causa preocupação a agricultores da região.


Conforme Adami as precipitações irregulares também são motivos de alerta. Não adianta chover demais em um período e pouco em outro. É necessário, portanto, o equilíbrio.

MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS

OPINIÃO