Lasier Martins quer proibir parentes na suplência do senado || 100e7 FM - A Rádio do Seu Coração
Boone´s Restaurante Abril
POLÍTICA

Lasier Martins quer proibir parentes na suplência do senado


POR: Rádio Uirapuru
17-10-2020 - 10:53
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp


Rádio Uirapuru

O senador Lasier Martins (Podemos-RS) quer proibir a indicação de parentes para suplência no senado. O caso do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado com cerca de R$ 30 mil nas cuecas, tomou conta dos noticiários na semana passada.


No entanto, outro fator que chamou a atenção foi que, com o afastamento e possível cassação do parlamentar quem assume o cargo é o filho do senador.


Conforme Lasier, é comum no Senado Federal a prática de indicar parentes para o cargo de suplência. Porém o parlamentar gaúcho está protocolando um Projeto de Emenda à Constituição (PEC) para proibir essa manobra.


Assim, é de praxe que políticos indiquem filhos, esposas, primos, tios ou outros parentes para assumir a vaga caso saia do cargo.


PEC

A PEC proposta por Lasier, portanto, prevê o fim do direito de indicar parentes até o terceiro grau para condição de suplente no Senado Federal.


Com isso, Lasier Martins quer proibir a indicação de parentes para suplência no senado.


O senador avalia como um deboche com o eleitor essa condição, pois o suplente entra no senado sem ter obtido voto nenhum.


Além disso, o candidato ao senado muitas vezes indica alguém poderoso financeiramente, que financia a campanha e depois pode substituí-lo. Assim, no futuro a cadeira pode ser assumida por alguém sem nenhum preparo para um mandato parlamentar.

MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS

OPINIÃO