Veja como cuidar da saúde em viagens durante a pandemia || 100e7 FM - A Rádio do Seu Coração
Boone´s Restaurante
SAÚDE

Veja como cuidar da saúde em viagens durante a pandemia


POR: R7
28-09-2020 - 08:55
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp


Daniel Leal-Olivas / AFP / CP

O mais importante para planejar viagens nesse período e fazer uma pesquisa prévia sobre o destino, segundo a infectologista Flávia Bravo, diretora-médica do CBEMEVi (Centro Brasileiro de Medicina do Viajante). “Nessa época de Covid-19, tudo é muito dinâmico. Uma cidade pode estar com os casos controlados nessa semana e na outra não estar mais. Então, é importante estar atento e fazer essa pesquisa o mais próximo da viagem possível.”


Segundo ela, caso a pessoa esteja planejando uma viagem, o mais seguro é ir para lugares com menos aglomeração e que envolva mais passeios ao ar livre, como chácaras e sítios. “Seria interessante pensar em menos pessoas por cômodo, um local com ventilação.”


A médica lembra que não é interessante ir para locais em que está começando o inverno e que, em caso de viagens internacionais, é importante verificar quais são os protocolos de cada país para viajantes brasileiros. “Tem países que já liberaram e tem países que não. Afinal, ainda estamos com um número de casos alto aqui no Brasil.”


Flávia afirma que em qualquer lugar que a pessoa estiver é importante seguir as recomendações de segurança. “Uso de máscara, lavagem de mãos e distanciamento têm que ser em qualquer lugar.”


Para o transporte, o mais recomendável é utilizar um carro pessoal ou alugado. Caso não seja possível, ela recomenda que se escolha a opção em que a pessoa vá permanecer menos tempo no transporte. “Ônibus ou avião, as condições  são as mesmas. É um espaço fechado e pequeno.”


Segundo a infectologista, é importante fazer uma pesquisa sobre a companhia aérea ou empresa de ônibus para verificar quais são as medidas adotadas pela empresa e se elas estão sendo cumpridas.


“Se a pessoa puder escolher o avião, vai ser mais rápido, e menos tempo (no ambiente fechado) é melhor. Mas se a pessoa vai de avião para o Norte do país ou então de ônibus para uma cidade do interior, o tempo no ônibus provavelmente vai ser menor, então é melhor optar pela cidade do interior.”


A médica ressalta que em caso de alugar carro, é importante que, em paradas, restaurantes no caminho, postos de gasolina e pedágio é necessário utilizar máscaras e seguir as recomendações de segurança.


“No pedágio, sempre que mexer em dinheiro, é necessário lavar as mãos ou usar álcool em gel.”


Quanto ao tipo de hospedagem, não existem grandes diferenças entre ficar em hotel ou alugar uma casa, de acordo com a médica. “Os quartos de hotel são higienizados. É importante fazer uma pesquisa e dar preferência para hotel que esteja seguindo protocolos de segurança. No caso de um apartamento ou casa alugada, a higienização fica por conta da família.”


Uma vantagem de apartamentos e casas alugadas é que é possível evitar comer em restaurantes e ambientes compartilhados. “De qualquer maneira, você precisará tomar os cuidados nas áreas comuns, como elevador e portaria.”


Flávia enfatiza que, caso a pessoa apresente qualquer sintoma na véspera da viagem, ela não deve ir. “Além de ser um problema para você, se você ficar mal em uma viagem, é uma falta de responsabilidade para com a sociedade.”


MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS

OPINIÃO