Primeiro óbito registrado como covid-19 em Tapejara gera polêmica || 100e7 FM - A Rádio do Seu Coração
Boone´s Restaurante Abril
GERAL

Primeiro óbito registrado como covid-19 em Tapejara gera polêmica


25-06-2020 - 17:24
COMPARTILHAR
icon-facebook icon-twitter icon-whatsapp


Internet

Na última terça-feira (23) foi contabilizado o primeiro óbito por Covid-19 no boletim epidemiológico de Tapejara. Desde então, o fato tem gerado especulações por parte da população de que o registro estaria incorreto.


Conforme foi divulgado pelo Comitê Operacional Emergencial, a vítima, uma mulher de 68 anos, estava internada no Hospital Santo Antônio de Tapejara, quando realizou o teste que detecta a doença. Foi feito o teste tipo PCR e encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). Após o exame ter sido encaminhado, a senhora acabou falecendo.


Seguindo os protocolos indicados pelo Governo do Estado, recomendou-se que o velório não fosse realizado de maneira tradicional, por se tratar de um caso suspeito. Além do que, o teste rápido feito na vítima teve resultado positivo para Covid-19.


Entretanto, no final da tarde de ontem (24), o resultado do exame PCR deu negativo para a doença. Além disso, no atestado de óbito não consta que a morte foi por decorrência do Coronavírus.


A família da idosa se manifestou nas redes sociais, divulgando o resultado deste último exame e também o atestado de óbito que apresenta outra causa para a morte:


“Para os familiares, amigos e interessados, segue aí o resultado do exame e atestado de óbito de Divina Inês Tomazi, senhora de 68 anos que veio a óbito na segunda feira e trouxe várias especulações, inverdades, talvez algumas maldades com a família sem pensar no sofrimento da perda de uma MÃE, AVÓ, SOGRA, ESPOSA e além de tudo um ser humano. A todos os comentários de apoio, o nosso agradecimento, e as críticas tirem suas próprias conclusões. E mais, todos os familiares próximos já fizeram teste e todos negativaram para covid-19”


Antes disso, outro familiar também havia usado as redes sociais para um desabafo. 


“Pessoal! Não se apavorem, que isso tudo é mentira. É uma vergonha Tapejara fazendo isso, mas acima de Deus ninguém passa, quem não conhecia a tal da vítima do Covid, era minha tia e fazia mais de 8 anos que estava em uma cama, e faz meses que vinha os órgãos dela parando. É uma pouca vergonha colocarem que ela faleceu desse vírus! Não vou citar nomes aqui, mas quem fez isso, aguarde que vai ter oque merece!”


O Comitê Operacional Emergencial está aguardando pareceres da Cosems e não deve se pronunciar por enquanto. 


Sobre a diferença nos testes

A Anvisa divulga a seguinte informação em relação aos testes rápidos:

“Se o resultado do teste rápido for POSITIVO isso NÃO indica que a pessoa tenha Covid-19. Eles não têm função de diagnóstico (confirmação ou descarte) de infecção por Covid-19. O diagnóstico de Covid-19 deve ser feito por testes de RT-PCR. Testes rápidos positivos indicam que você teve contato recente com o vírus ou que você já teve Covid-19 e está se recuperando ou já se recuperou, uma vez que indicam a presença de anticorpos (defesas do organismo).


No entanto, os anticorpos só aparecem em quantidades detectáveis nos testes pelo menos oito dias depois da infecção. Ainda assim, o teste pode ser positivo indicando que você teve contato com OUTROS coronavírus e não com o SarsCoV-2 / Covid-19 (falso positivo). Assim sendo, esse teste isolado não serve para diagnosticar (confirmar ou descartar) infecção por Covid-19.


O diagnóstico da infecção pelo novo coronavírus deve ser feito por testes de RT-PCR”. Acesse o documento na íntegra.


Por outro lado, segundo informações do laboratório Fleury, para que o teste PCR tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.


Realizar o teste de sorologia fora do período indicado pode resultar num resultado falso negativo. É importante ressaltar, ainda, que nem todas as pessoas que têm infecção por SARS-COV-2 desenvolvem anticorpos detectáveis pelas metodologias disponíveis, principalmente aquelas que apresentam quadros com sintomas leves ou não apresentam nenhum sintoma. Desse modo, podem haver resultados negativos na sorologia mesmo em pessoas que tiveram COVID-19 confirmada por PCR.

MAIS LIDAS DA SEMANA

MAIS LIDAS DA SEMANA

VER MAIS NOTÍCIAS

OPINIÃO