Ouça Ao vivo Peça Sua Música Android App iOS App

Por Trás da Música #06: All Star - Nando Reis

O Por Trás da Música dessa semana traz a história de uma canção que tem mais de 20 anos e ainda é muito presente na programação da 100e7. Ela é uma homenagem de Nando Reis para Cássia Eller! Ele usou a metáfora do tênis All Star para retratar anos de amizade e parceria. Abaixo a gente replica um texto do portal “tenho mais discos que amigos”, que explica com detalhes como começou essa relação entre Cássia, Nando e All Star.

 

TENHO MAIS DISCOS QUE AMIGOS

 

Uma fã, ao perguntar no ano passado para Nando via Facebook sobre a cor do All Star de que tanto gosta, surpreendeu a internet ao ser respondida. O cantor explicou que era azul claro e não azul marinho. Pouco tempo depois, Nando postou um vídeo em seu canal no YouTube, explicando a quem não sabia a história por trás da canção.

 

Seu interesse pelo modelo All Star surgiu durante a sua adolescência, por conta da banda inglesa Jethro Tull. Um dos lançamentos do grupo, a semi-coletânea Living in the Past, continha uma foto que mostrava o vocalista Ian Anderson usando um All Star preto de cano alto. Na época, a mãe de Nando viajaria para os Estados Unidos, o que foi a deixa perfeita para conseguir um tênis semelhante. Ele viria a usar o seu próprio “preto de cano alto” durante algum tempo, mas o deixou guardado por ter se acostumado com o uso de sapatos.

 

Certo tempo depois, Nando e Cássia Eller passariam a trabalhar juntos. Mas, enquanto o então baixista do Titãs estava acostumado a usar sapatos, Cássia sempre foi adepta ao uso de tênis. Ela sempre usava seus modelos All Star, mas um deles despertou o carinho e a atenção do cantor: o azul de cano baixo. Em uma vez, durante uma turnê de sua banda, Nando apareceu com seu antigo All Star preto e Cássia, acostumada a ver o amigo de sapato, adorou.

 

Esse foi, de acordo com Nando, o “mote” para a composição de “All Star”. A metáfora da música, além de retratar a bela amizade entre os dois, é pintada em várias cores. O azul do tênis de Cássia junto a seu cabelo (na época pintado da mesma cor), o tênis preto de Nando, o fato de Nando ser ruivo, o bairro carioca das Laranjeiras (onde a cantora morava)…

 

Após a morte de Cássia, sua família deu a Nando um de seus All Star. Ele era azul, mas não era o favorito de Nando. Era um azul escuro com cano alto.

 

Será que ele já descobriu o tal endereço?

 

Uma outra dúvida que fãs possuem diz respeito ao espaço retratado na música. É dito que o eu-lirico não sabe o endereço da “dona do All Star azul”. Mas, ao mesmo tempo, o refrão da música conta a localização com precisão (o décimo-segundo andar de algum edifício no bairro de Laranjeiras).

 

Nando Reis, paulista, estava brevemente no Rio enquanto produzia o disco Com Você Meu Mundo Ficaria Completo, de Cássia. Portanto, ele frequentava sua casa, sim, mas sempre fazia o percurso de táxi. Um dia, quando Nando quis escrever uma carta para Cássia, ele se tocou que não sabia o endereço exato. Uma vez que isso seria necessário para enviar a carta, ele precisou conferir com a própria. Essas cartas são guardadas pelo compositor até hoje, disponibilizadas pela companheira de Eller, Maria Eugênia Vieira. 

Arquivos

  • Por Trás da Música #06: All Star - Nando ReisOuvir

Agenda

Top 10

  • 1MARÍLIA MENDONÇA - SUPERA (2019)
  • 2MATHEUS E KAUAN Part. Jorge e Mateus - QUARTA CADEIRA (2019)
  • 3BRUNO E MARONE - SHOW DE RECAIDA (2019)
  • 4DIEGO E ARNALDO - RELOGIO PARADO (2019)
  • 5JOÃO NETO E FREDERICO - RADIN LIGADO (2019)
  • 6MELIM - GELO (2019)
  • 7GIULIA BE - MENINA SOLTA (2019)
  • 8SORRISO MAROTO - REPRISE (2019)
  • 9IZA - MEU TALISMÃ (2019)
  • 10LILL NAS X Feat. Bily Ray Cyrus - OLD TOWN ROAD (2019)
Fale Conosco: 54 3344 1605
Tapejara/RS - Brasil
100e7 FM © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por wg3web.com.br