Ouça Ao vivo Peça Sua Música Android App iOS App

Opinião

29.05.2017

5386 visualizações

Nomofobia

Rudinei Marcon

A evolução constante da tecnologia, especialmente dos aparelhos de telefone celulares, passou a consumir grande parte do tempo das pessoas. Isso porque muitas ferramentas, na forma de aplicativos, estão acessíveis em um só aparelho. A principal e mais usada dessas ferramentas é a internet que, atualmente, se considera praticamente indispensável ao dia a dia. Pela variedade de vantagens que oferece, tornou-se viral, sobretudo, para crianças e adolescentes que são o público que mais têm acesso.

O uso excessivo dessa ferramenta pode, porém, ocasionar muitas situações de problemas aos seus usuários. Algumas situações, como a sensação de desamparo, a impotência e até mesmo sintomas de pânico, são manifestações de uma síndrome recentemente descoberta, conhecida por “Nomofobia”. Este termo surgiu na Inglaterra, onde cerca de 50% da população (13 milhões de britânicos) são usuários de aparelhos que tem a capacidade de se conectar à internet, segundo pesquisa realizada pela Universidade de Oxford. Para quem sofre desta síndrome, a necessidade de estar com o aparelho conectado é tanta que algumas pessoas sequer conseguem ficar com o aparelho desligado, sem bateria ou sem local para que possa carrega-la, ou até mesmo deixar o aparelho dentro da própria bolsa ou mochila é algo impossível, pois entendem que o aparelho deve estar sempre à mão caso alguém lhes procure, para que a resposta seja imediata.

É possível perceber que a tecnologia que chegou ao acesso de “todos” possui dois gumes: de um lado, os benefícios como a facilidade de acesso a “tudo”, pois até mesmo se pode controlar a conta bancária pelo telefone, a segurança de certa forma, já que existe uma fácil comunicação com o usuário, a inclusão social, dentre outros, devem ser levados em consideração. De outra vista, existem os seus malefícios, pois as pessoas se tornaram muito dependentes deste aparelho. Tanto, que já se desenvolveu até uma doença relacionada ao seu uso. Importante lembrar, que como já dito, os maiores usuários ainda são crianças e adolescentes, que muito cedo já tem acesso ao “todo”, e por este motivo, é que se tornam tão dependentes e viciados no uso da tecnologia que em alguns casos é impossível reverter os efeitos desse uso descontrolado.

A raiz deste problema surge na própria família, quando os pais dão acesso à tecnologia aos filhos desde muito pequenas como um meio de entreter a criança. É muito mais fácil lhes entregar um aparelho de telefone e conectar em algum aplicativo de vídeos do que sentar e conversar com o filho ou contar-lhe uma história. O problema nisso é quando a criança ou o adolescente preferem estar conectados à aplicativos ao se interessar por suas atividades.

Assim, para minimizar os efeitos da utilização excessiva e para que não se desenvolvam distúrbios como o da nomofobia nas crianças, deve-se começar a correção pelo âmbito familiar. A melhor prevenção ainda começa em casa: ao invés dos pais darem celulares aos filhos, primeiramente, devem dar livros e impor limites ao uso desenfreado. E claro, os pais também não podem viver alienados pelo uso de aplicativos. O exemplo começa por eles. Ainda que não seja o suficiente, de inicio, é uma boa alternativa. Além de incentivar a criança a ser criança, haverá uma melhor qualidade de vida para a família.

Seja o que for que deixe uma pessoa presa, que não permite viver de forma livre, é prejudicial de alguma forma. Deve-se ter cautela com a tecnologia. Ela deve nos servir e não contrário.

Autor: Rudinei Marcon

Coautor: Priscila Melara Silva Marcon

Agenda

Top 10

  • 1JÚNIOR E CÉZAR - DAS DUAS UMA
  • 2HUMBERTO E RONALDO Par. Jerry Smith - NÃO FALA NÃO PRA MIM
  • 3EDUARDO COSTA - OLHA ELA AI (2018)
  • 4BRUNO E MARRONE - BEIJO NA VARANDA (2017)
  • 5MARILIA MENDONÇA - AUSENCIA (2018)
  • 6LUAN SANTANA - MC LENÇOL E DJ TRAVESSEIRO (2018)
  • 7SIMONE E SIMARIA - UM EM UM MILHÃO (2018)
  • 8JORGE E MATEUS - PROPAGANDA (2018)
  • 9SANDRO E CÍCERO part. DIEGO E VICTOR HUGO - NOSSO LOVE É TOP (2018)
  • 10ZÉ NETO E CRISTIANO - LARGADO AS TRAÇAS (2018)
Fale Conosco: 54 3344 1605
Tapejara/RS - Brasil
100e7 FM © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por wg3web.com.br