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Opinião

04.11.2019

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Como sua empresa pode realmente aproveitar o Natal?

o melhor presente de natal

O tempo passa tão rápido que quando a gente vê já é natal, não é mesmo? E 2019 correu mais do que nunca e eu realmente espero que você não tenha deixado belas oportunidades passarem pela janela apenas por não ter se programado com mais antecedência.

 

Falo isso, pois o Natal é uma das datas mais importantes para o comércio (se não a mais importante!) e, sim, você pode vender sem qualquer esforço, mas também pode aproveitar a comemoração sob todos os aspectos que ela proporciona - desde aumentar seus números, como promover a solidariedade e um Natal mais bacana pra todo mundo.

 

Foi pensando nisso, que separei 5 dicas bem legais e que se encaixam para todo o porte de empresa. Vamos conferir?

 

Use a criatividade e a informação a seu favor

Apesar de a tradição indicar que as pessoas devem trocar presentes por conta do 25 de dezembro, muita gente tem diminuído o consumo ou procurado opções mais baratas. Por isso, é muito importante que você pense em criar opções para atingir este público também.

 

Se você acha que seus produtos não se encaixam,  pode criar alguns kits com preço menor e ainda sugestões de presentes para Amigo Secreto e usar isso como chamarisco. Você também pode usar a criatividade para expor seus produtos e desenvolver campanhas de divulgação.

 

Outro ponto essencial para aproveitar muito bem quem está procurando opções para presentear é estar informado sobre as tendências de mercado. Entender com antecedência o que será procurado pelo consumidor ou mesmo sugerir aquela peça indicando que é um artigo da moda, será belo argumento de vendas. Além disso, saber o que será o grande hit do natal servirá para você usar em sua divulgação e também garantir um bom estoque.

 

"Prenda" seu cliente para meses de menor movimento

Se o Natal é uma data muito boa de vendas, não se pode falar muito de janeiro e fevereiro, certo? A não ser que seus produtos tenham muito apelo no verão, são dois meses bastante fracos. Para resolver essa questão, você pode ser criativo novamente e criar campanhas de natal que não sejam promocionais de preço, mas que “amarrem” o cliente para os próximos meses.

 

Vale compras para os próximos meses vinculado à venda de natal pode aumentar o ticket médio de dezembro e ainda garantir que o cliente volte para aproveitar o que ganhou e gastar novamente. Aqui é importante você não criar um valor muito alto para a premiação para não desmotivar seu consumidor. Faça uma análise das vendas do último Natal para entender o que seria uma boa margem de aumento de ticket e boas vendas!

 

Antecipe-se para não disputar tanto a mídia

Se os espaços nas lojas são disputados nos últimos 15 dias próximos ao natal, imagine os espaços da mídia, como rádio e as palavras chave do Google! Por isso, que tal este ano começar a divulgar sua campanha de Natal desde o início do mês ou até mesmo em novembro?

 

Para isso, uma boa programação e criatividade são suficientes. Use isso para aquecer o mercado da cidade falando de natal com antecedência. Se possível, feche pacotes de mídia que geralmente tem atrativos extras e valores mais baixos. Que é o nosso caso! Se você tem interesse em conhecer a nossa campanha O MELHOR PRESENTE DE NATAL, manda um whats solicitando mais informações! (54) 9 9914-5111.

 

Decore seu estabelecimento e crie um clima natalino para que as pessoas possam antecipar suas compras. Vale até mesmo pensar em promoções pontuais no início do mês para trazer o consumidor e ainda garantir que ele terá um ótimo atendimento.

 

Organize os eventos internos com antecedência

Já que estamos falando em competição, o que dizer da quantidade de festas em que somos convidados no final do ano? Com seus funcionários é a mesma coisa. Além disso, os restaurantes e casas de festas também ficam disputadíssimos e se você não programa, tem que se contentar com as datas que sobram.

 

Pensando tanto no seu bolso, quanto nos seus funcionários, que tal organizar a festa da empresa logo no começo do mês? Seus funcionários ainda estarão descansados, sem o ritmo louco de últimas semanas de dezembro e o evento servirá de motivação, principalmente se rolarem alguns presentinhos. Sem contar, que depois todos estão livres para aceitar outros convites e já podem usar os presentes que ganharam de amigo secreto.

 

Aproveite o espírito natalino para promover a solidariedade

Assim como as pessoas estão dispostas a comprar, o espírito natalino também desperta a solidariedade nas pessoas. Esse é um momento em que você pode aproveitar para promover a união entre a sua equipe através de campanhas sociais. 

 

Estudos científicos mostram que ajudar os outros impulsiona a felicidade, além de aumentar os níveis de satisfação, melhorar o humor e reduzir o estresse. Para isso, você pode convidar seus funcionários a fazerem doações de alimentos ou roupas, aproveitando também o movimento que fazem em suas casas de limpar armários e deixá-la em ordem para a chegada do ano novo.

 

Além de solicitar essas doações, convidá-los para fazer a entrega pessoalmente a uma entidade é uma ideia maravilhosa para que eles conheçam quem estão ajudando e sintam-se verdadeiramente participativos. Outra opção é você promover entre o time a coleta de cartinhas enviadas para o papai noel dos correios.Se você se antecipar, pode garantir ajuda de todos os valores para que todos realmente possam contribuir.

 

Lembrando que a ajuda deve ser voluntária, mas sua empresa pode dar uma ajudinha extra para incentivar os outros.

 

Bem, com estas simples ações já é possível ter um natal completo e ainda ajudar outras pessoas com suas ideias - desde quem irá antecipar os presentes, até quem não tem a chance de ter um natal com ceia ou simplesmente, amor, família e amigos em volta.

 

E é melhor você não perder muito tempo, hein, quando a gente vê, já é natal de novo!

 

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