Ouça Ao vivo Peça Sua Música Android App iOS App

Economia

23.05.2019 - 15:33

106 visualizações

Registro automático de empresas entra em funcionamento

Foto: 100e7

A partir de agora, os empreendedores contam com mais uma facilidade para a abertura de seus negócios. Começou a funcionar na Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRS o sistema de registro automático e que beneficiará a maioria das empresas. De acordo com dados divulgados pela JucisRS, um levantamento elaborado pelo Ministério da Economia mostra que 96% das empresas que procuram as juntas para efetivarem o registro se enquadram no novo sistema. Atualmente, menos de 1% desses pedidos são indeferidos após análise. No ano passado, por exemplo, a JucisRS, contabilizou apenas 0,48% de indeferimentos.

Pelo novo sistema, os processos de registro das empresas poderão ser liberados em apenas cinco minutos, por meio de cruzamento de dados. Pelo novo regulamento, o Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) e Sociedade Limitada (LTDA) serão registrados automaticamente após a etapa inicial de viabilidade de endereço e nome e envio da documentação no órgão de registro. Desta forma, o empresário já pode contar com o número do seu CNPJ. 

 

A análise do cumprimento das formalidades legais do ato constitutivo, pela Junta Comercial, passará a ser feita após o registro. E se for detectado algum problema, o órgão de registro comunicará os demais órgãos públicos envolvidos no processo de abertura de empresas para que providências sejam tomadas.

 

O gestor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae RS, Marcio Benedusi, alerta, porém, que, para que os empreendedores possam utilizar esta nova funcionalidade do registro automático, é necessário que o município onde ele se encontra esteja integrado à Redesimples, pois é preciso ter aprovação da consulta prévia de viabilidade de endereço, que é analisada pela prefeitura.

 

O Sebrae RS em parceria com a JucisRS vem trabalhando desde 2014 para implantar a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples) nos municípios gaúchos, com objetivo de modernizar, desburocratizar e simplificar os processos de registro empresarial. O Rio Grande do Sul conta, atualmente, com 161 municípios integrados à Redesimples, ou seja, 83% das empresas do Estado já estão sendo beneficiadas. “Estamos nos organizando para ampliar esse percentual e apoiar mais 100 municípios em 2019. Cabe salientar que, isso tudo, não gera nenhum custo para o município”, complementa.

 

Para aquelas cidades que ainda não estiverem integrados à Redesimples, e que, como os demais tenham interesse em tornar o ambiente mais favorável ao empreendedorismo, colaborando com o desenvolvimento local e com a retomada da economia do Estado, o responsável pela gestão municipal poderá fazer contato com o Sebrae RS, através do telefone 0800 570 0800.

 

*Sebrae

Agenda

Top 10

  • 1GUSTTAVO LIMA - CEM MIL (2018)
  • 2BRUNO E MARRONE PART. JORGE E MATHEUS - SURTO DE AMOR (2019)
  • 3FERRUGEM - CHOPP GAROTINHO (2019)
  • 4MARSHMELLO Feat. Bastille - HAPIER (2018)
  • 5ANITTA E KEVINHO - TERREMOTO (2019)
  • 6ZÉ NETO E CRISTIANO - ESTADO DECADENTE (2019)
  • 7VITOR KLEY - ADRENALIZOU (2019)
  • 8HUMBERTO E RONALDO - VOLTA PRO SEU NEGO (2019)
  • 9CLAU, Cortesia Da Casa, Haikaiss - POUCA PAUSA (2018)
  • 10LADY GAGA E BRADLEY COOPER - SHALLOW (2018)
Fale Conosco: 54 3344 1605
Tapejara/RS - Brasil
100e7 FM © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por wg3web.com.br