Ouça Ao vivo Peça Sua Música Android App iOS App

Ciência

10.04.2019 - 15:43

259 visualizações

Cientistas divulgam primeira foto real de um buraco negro

Foto: EHT (Event Horizon Telescope)

Cientistas revelaram nesta quarta-feira (10/04) a primeira imagem real de um buraco negro. O anúncio aconteceu durante evento transmitido ao vivo organizado pelo projeto EHT (Event Horizon Telescope), pela Fundação Nacional de Ciências (NSF) e pelo European Southern Observatory (ESO).

O anúncio histórico de hoje é resultado de décadas de trabalho observacional, técnico e teórico, contando com colaborações de cientistas de todo o mundo que fazem parte de 13 instituições parceiras.

A imagem, bem como suas análises, foi publicada em uma série de seis artigos em uma edição especial do The Astrophysical Journal Letters. Na foto, vemos o buraco negro que fica no centro da galáxia M87, a 55 milhões de anos-luz da Terra e com uma massa de 6,5 bilhões de vezes a massa do Sol. "Esse é um extraordinário feito científico realizado por uma equipe de mais de 200 pesquisadores", comemora Sheperd S. Doeleman, diretor do EHT.

Os buracos negros

Apesar de terem massas enormes, buracos negros têm tamanhos extremamente compactos e sua presença afeta o ambiente ao seu redor de maneiras extremas, distorcendo o espaço-tempo e superaquecendo qualquer material que se encontre ao seu redor.

Quando falamos em "buracos negros", automaticamente a maioria das pessoas pensa na singularidade, que é a parte mais densa, o "buraco" do buraco negro. Ao seu redor está o horizonte de eventos, região onde a gravidade é tão intensa que nada dali escapa, nem mesmo a luz, e por isso é apelidado de "o ponto de onde não há mais retorno".

Os buracos negros mais comuns surgem quando uma estrela entra em colapso com o fim de seu combustível, implodindo sobre si mesma. Esses, contudo, são pequenos demais para qualquer observação direta, mesmo com o trabalho sem precedentes do EHT. Então, este foi o motivo pelo qual a equipe usou como alvos apenas buracos negros supermassivos, que são muito maiores (e, portanto, geram mais sombra) e normalmente habitam o coração de galáxias.

* Canal Tech

Agenda

Top 10

• 1ARIANA GRANDE - THANK U NEXT (2018)
  • 2FELIPE ARAUJO Part. Ferrugem - ATRASADINHA (2018)
  • 3FERRUGEM - SINTO SUA FALTA (2018)
  • 4MELIM - OUVI DIZER (2018)
  • 5GUSTTAVO LIMA - ZÉ DA RECAIDA (2018)
  • 6CALVIN HARRIS Feat. Sam Smith - PROMISES (2018)
  • 7KEVINHO E MC KEKEL - O BEBÊ (2018)
  • 8LUAN SANTANA Part. Jorge e Mateus - Sofazinho (2018)
  • 9PROJOTA - VOZ E VIOLÃO (2018)
  • 10ZÉ NETO E CRISTIANO - NOTIFICAÇÃO PREFERIDA (2018)
Fale Conosco: 54 3344 1605
Tapejara/RS - Brasil
100e7 FM © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por wg3web.com.br