Ouça Ao vivo Peça Sua Música Android App iOS App

Geral

06.10.2017 - 14:10

648 visualizações

Plebiscito informal realiza consulta sobre separação dos Estados do Sul neste sábado

Convocado por um movimento separatista, um plebiscito informal consultará a população sobre a divisão dos Estados do Sul do resto do país neste sábado, 07.  Ao todo, 3.043 urnas serão espalhadas em 963 cidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

O "referendo", chamado de Plebisul, foi organizado pelo grupo O Sul é o Meu País e ocorre sem qualquer validade legal. Trata-se de uma consulta para que a população manifeste sua opinião sobre o controverso assunto.

No Estado, cerca de 400 municípios receberão as urnas e cédulas com a pergunta: "Você quer que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?".

Tapejara terá quatro urnas para saber a opinião dos moradores da cidade. As urnas ficarão em frente ao supermercado Danieli, supermercado Dalzotto, Fruteira Tropical e Mercado Real. Poderão votar das 08h às 20h.

Essa será a segunda edição do plebiscito, em 2016 95,3 dos 613 mil “eleitores” optaram pelo “sim”. O coordenador geral do movimento, jornalista Celso Deucher, convoca inclusive os contrários à ideia para se manifestarem.

Para conquistar a sonhada separação, o grupo percorre os caminhos legais. Os sulistas que participarem serão convidados a apoiar um projeto de lei de iniciativa popular para a realização de um plebiscito oficial em 2018, junto com as eleições. O movimento espera chegar a 3 milhões de assinaturas.

Na consulta popular, não é preciso se identificar. Para garantir que ninguém vote mais de uma vez, o grupo adquiriu, após teste em laboratório, uma tinta que demora ao menos 24 horas para sair da pele. Portanto, o único requisito para participar será permitir que pintem o dedo indicador da mão direita de azul.

 

O que diz a Constituição Federal?

 

A Constituição Federal define logo em seu primeiro artigo que a República Federativa do Brasil é “formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal”. E no artigo 60, que determina quais questões não podem ser alteradas por meio de emenda, a primeira delas é “a forma federativa de Estado”. Ou seja o tema é cláusula pétrea, o que significa que só poderia ter modificações com uma nova Constituição. Portanto qualquer forma de movimento separatista é considerado inconstitucional.

 

 

 

 

 

Agenda

Top 10

  • 1Wesley Safadão - Ar Condicionado No 15
  • 2Anitta - Paradinha
  • 3Luis Fonsi - Despacito
  • 4Simone e Simaria - Regime Fechado
  • 5João Neto e Frederico part. MC Kevinho - Cê Acredita
  • 6Bruno e Marrone - Na Conta Da Loucura
  • 7Naiara Azevedo part. Ivete Sangalo - Avisa Que Eu Cheguei
  • 8Victor e Léo - Senhorita
  • 9Marília Mendonça - Amante Não Tem Lar
  • 10Henrique e Juliano - Aquela Pessoa
Fale Conosco: 54 3344 1605
Tapejara/RS - Brasil
Caiobá FM © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por wg3web.com.br