Ouça Ao vivo Peça Sua Música Android App iOS App

Educação

22.05.2020 - 11:15

248 visualizações

Menino de Lagoa Vermelha fala à professora: 'Sem você eu não consigo aprender'

Foto: Reprodução/RBS TV

Uma mensagem simples e sincera de um menino de seis anos de Lagoa Vermelha, emocionou a professora Benice Ávila Matos e todo mundo que assistiu ao vídeo que circula desde a última semana nas redes sociais. É um depoimento de João Vitor Pereira dos Santos, seu aluno na escola estadual Presidente Kennedy.

 

“Sem você, professora, eu não consigo aprender bem. A mãe não é igual a você. Você tem as ?manias? de ?prô?. A minha mãe não tem. Ela trabalha num restaurante. Ela só tem a ?mania? de fazer comida. Desculpe te incomodar agora, só que eu queria falar pra senhora isso.”

 

Quando recebeu a mensagem, a “prô” Benice se emocionou e resolveu compartilhar o áudio com alguns colegas.

 

Aos poucos, a mensagem foi compartilhada em grupos de Whatsapp e nas redes sociais, o que surpreendeu a educadora.

 

“Pensei: ?Eu preciso ajudar! Como eu vou fazer? Como vou interagir??. É um reconhecimento que te valoriza como professora, que te anima a seguir em frente no teu trabalho”, conta a professora.

 

 

Aulas sem previsão de retorno 

As aulas presenciais da rede pública foram suspensas em 19 de março. Desde o começo da interrupção, as escolas fornecem material para que os alunos sigam estudando em casa. Algumas usam plataformas online para abordas os conteúdos, e quase todas contam com os pais no auxílio das tarefas.

 

Mas isso não teve efeito para João Vitor, estudante do primeiro ano do Ensino Fundamental, que ainda está aprendendo a ler e a escrever. A mãe dele, a cozinheira Elisandra Pereira, não tem “as mania” de ensinar a fazer as tarefas, como diz o próprio menino.

 

“Eu acho que a professora sabe mesmo ensinar. Eu falei para mãe um dia, que a ?profe? já era treinada nisso, e a mãe ainda não, né, mãe?”, pergunta João Vitor.

 

"Ele sabia que a ?profe? era a peça fundamental naquele momento, mas ele quis também que eu fosse importante”, comenta Elisandra.

 

Sem previsão de retorno, o desafio de manter a educação em casa e as crianças afastadas do ambiente escolar permanece.

 

“Eu penso, neste momento, no futuro, porque se ele não conseguir aprender bem, vai ser difícil também nas outras séries”, diz a mãe.

 

Já o João Vitor tem saudade de outra coisa. “Eu queria dar um abraço! Só de longe, não pode chegar perto! Tem muita coisa pela vida para aprender na escola”, pontua o menino.

 

A professora também está ansiosa. “Com certeza eu vou ter que rever toda essa matéria, porque a gente tem o dom e tem os métodos, e às vezes o pai e a mãe têm dificuldade”, comenta.

 

“Esperamos que, em seguida, passe a pandemia e possam voltar às aula, mas com todo o cuidado”, ressalta a mãe.

 

* Por G1

Agenda

Top 10

  • 1MARÍLIA MENDONÇA - SUPERA (2019)
  • 2MATHEUS E KAUAN Part. Jorge e Mateus - QUARTA CADEIRA (2019)
  • 3BRUNO E MARONE - SHOW DE RECAIDA (2019)
  • 4DIEGO E ARNALDO - RELOGIO PARADO (2019)
  • 5JOÃO NETO E FREDERICO - RADIN LIGADO (2019)
  • 6MELIM - GELO (2019)
  • 7GIULIA BE - MENINA SOLTA (2019)
  • 8SORRISO MAROTO - REPRISE (2019)
  • 9IZA - MEU TALISMÃ (2019)
  • 10LILL NAS X Feat. Bily Ray Cyrus - OLD TOWN ROAD (2019)
Fale Conosco: 54 3344 1605
Tapejara/RS - Brasil
100e7 FM © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por wg3web.com.br