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Economia

25.03.2020 - 13:38

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Sebrae RS dá dicas para empresários enfrentarem crise diante da pandemia

Foto: Internet

Em meio ao cenário que estamos vivendo, as pequenas empresas são as que mais sentem os impactos da crise econômica provocada pela pandemia. Mas além do impacto financeiro, é importante estar atento na saúde de clientes e colaboradores.

 

De acordo com a gerente regional do Sebrae RS, Silvana Berguemmaier, cuidar da saúde de colaboradores e clientes é o primeiro passo para os empresários colaborarem na prevenção ao COVID-19. Conversar com pessoas que se encaixam no grupo de risco sobre questões relacionadas ao vírus e cuidados básicos para evitar o contágio são algumas medidas que podem ser tomadas.

 

Em relação à questão financeira, é imprescindível que seja realizado um planejamento de cenários para entender as implicações financeiras e operacionais em paradas prolongadas.

 

Segundo a gerente, a recomendação é que os empresários utilizem preferencialmente vendas a distância sugerindo ao cliente a opção de enviar os produtos para a casa dele; criem formas de retiradas de produtos para estimular o consumo sem contato físico; busquem reduzir os custos fixos como aluguel, luz água e supérfluos e mais do que nunca, utilizem o whatsapp, como uma forma de relacionamento com clientes e realização de vendas; tentem utilizar ao máximo as redes sociais, pois com mais pessoas em casa, a tendência é de que elas acessem mais as redes, sendo um ótimo canal para se comunicar com o consumidor.

 

Outras alternativas, de acordo com Sandra, que podem ser adotadas são a renegociação com instituições financeiras e fornecedores; flexibilidade na jornada de trabalho; análise da possibilidade de férias coletivas; o monitoramento do recebimento e possíveis interrupções de insumos vitais para produção, principalmente nos produtos de maior demanda ou rentabilidade; a análise da viabilidade de suspensão de algumas linhas da produção;  a redução da variedade de produtos e serviços e se concentrar nos mais demandados e rentáveis para o período de crise.

 

É fundamental se comunicar abertamente com funcionários e com clientes, quais medidas de proteção você implementou e como elas serão protegidas quando os clientes visitarem seus negócios. É importante também dar orientações para os clientes de como frequentarem estes estabelecimentos, além de potencializar a atuação no digital. Consumidores em casa terão mais tempo e necessidades para compras e contratações online. Avaliar a presença digital e estar nos principais canais digitais como Google Maps, classificados, e-commerce e redes sociais.

 

Para minimizar os impactos, as pequenas e grandes empresas devem estar atentas às finanças, ter controle total sobre os gastos, além de estar de olho nas iniciativas do governo para apoiar os pequenos negócios, como o pacote apresentado com o adiamento da parte da União no recolhimento do imposto do Simples Nacional, pelo período de três meses, e o pagamento dos impostos que será adiado para o segundo semestre deste ano. Também está sendo postergado, por três meses, o prazo que as empresas têm para o pagamento ao FGTS.

 

Ficar de olho no fluxo de caixa é essencial, se liga nas dicas:

- Identifique quais são as contas a receber e a pagar, conforme compromissos já assumidos ou previstos para próximos períodos.

- Estime despesas para próximos meses, considerando sazonalidade das contas e o cenário atual.

- Lance valores de contas a receber de acordo com o novo cenário, fazendo previsão mais conservadora.

- Se o saldo for negativo em algum dos períodos futuros, avalie possibilidade de renegociação de prazos ou formas de aporte de capital de giro, evitando que a empresa não tenha condições de honrar com seus compromissos.

 

O Sebrae RS preparou uma série de conteúdos e atividades online para apoiar os pequenos negócios durante a quarentena, com palestras online, e-books, artigos, ferramentas de controle de estoque e fluxo de caixa. A programação pode ser acessada no site www.sebraers.com.br/coronavirus.

 

As unidades de atendimento do Sebrae RS estão fechadas até o dia 29 de março, a princípio. O atendimento aos empreendedores está sendo feito através do site do Sebrae RS, via chat e pelo 0800 570 0800 (das 10h às 16h).

 

Em Tapejara e microrregião, a analista Niege Canabarro, está realizando o atendimento aos micro e pequenos empresários, via telefone, whatsapp (54) 9 9657-2305 e e-mail (niegec@sebraers.com.br), ouvindo as necessidades e repassando orientações e informações sobre fluxo de caixa, controle de estoques, entre outros temas.

 

Podem entrar em contato com o Sebrae RS os donos de pequenos negócios, Microempreendedores Individuais e quem tiver alguma dúvida: o serviço está disponível tanto para quem já tem um CNPJ ou para quem vai começar um novo empreendimento. Seja qual for o perfil, o empresário pode contar com as orientações dos analistas.

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