Ouça Ao vivo Peça Sua Música Android App iOS App

Saúde

20.03.2020 - 15:09

3631 visualizações

"É muito perigoso", indicam tapejarenses que moram na Itália, sobre o Coronavírus

Foto: arquivo pessoal

“Permaneçam em suas casas, essa é uma realidade muito difícil e complicada e que infelizmente não se pode ter uma previsão de quando irá acabar. É muito perigoso e é preciso tomar todos os cuidados possíveis”.


Foi este o conselho que Samara Teixeira e Cristiano Cadore, tapejarenses que hoje moram em Veneto, norte da Itália e região daquele país mais atingida pelo Coronavírus, deixaram para a população de Tapejara. Eles responderam algumas perguntas na tarde desta sexta, 20, através do whatsapp, momento em que o país da Europa apresenta 47 mil casos e mais de 4 mil mortes.


Como está a situação atual hoje do local onde estão?

Estamos numa cidade que ainda está numa situação controlada, mas todos os moradores colaboram com as orientações do governo.


O que mudou na rotina?

Tudo mudou, as crianças estão há praticamente 30 dias sem aulas, saímos de casa somente  para ir ao supermercado ou farmácia, faz duas semanas que estamos trabalhando de casa e as ruas estão praticamente desertas. Mesmo saindo somente para despesas temos medo de sermos contagiados.


Alguém próximo a vocês testou positivo?

Graças a Deus ninguém próximo a nós foi contagiado.


Qual é a principal dificuldade?

O isolamento, a falta do contato com colegas de trabalho e amigos, as crianças também sentem falta da escola e amigos. Além disso, a principal dificuldade é ver todos os dias no noticiário que os números de mortes e contagiados só aumentam.


Vocês demoraram para se dar conta do perigo?

Na verdade, quando iniciou tudo isso na China, não acreditávamos que isso tbm se tornaria nossa realidade tão rapidamente. E quando as autoridades alertaram, ainda estava no Carnaval aqui e nós já ficamos assustados e procuramos ficar em casa.


Como o governo da cidade está agindo em relação às pessoas mais necessitadas? 

Sobre a questão do governo não sei te dizer como funciona ao certo, o que sabemos é que existem algumas campanhas oficiais e sérias de pessoas que fazem doações, como alguns cantores famosos, nesse sentido. Além disso, aqui temos o serviço de farmácia à domicílio e quando uma família está em isolamento em casa com algum caso positivo ou suspeita, serviço social auxilia, levando mantimentos, alimentos e tudo que é necessário para a vida cotidiana.


E como está a situação dos mercados e farmácias, ainda há produtos ou não está sendo feita a reposição?

Supermercado, farmácia e postos de combustível, que é o que funciona, está tudo normal, não faltou absolutamente nada, estamos indo ao supermercado uma vez por semana e sempre encontramos tudo. Além disso, não se pode comprar grandes quantidades, justamente para que todos tenham acesso e não desfalcando o supermercado. Quanto a isso as pessoas são bem conscientes.


Tem algo que vocês gostariam de destacar além disso?

Que esse vírus não escolhe idade, raça ou nacionalidade, estamos todos juntos e devemos ser conscientes e seguir rigorosamente as orientações dos órgãos de saúde e ESTAR A CASA.

 

Agenda

Top 10

  • 1MARÍLIA MENDONÇA - SUPERA (2019)
  • 2MATHEUS E KAUAN Part. Jorge e Mateus - QUARTA CADEIRA (2019)
  • 3BRUNO E MARONE - SHOW DE RECAIDA (2019)
  • 4DIEGO E ARNALDO - RELOGIO PARADO (2019)
  • 5JOÃO NETO E FREDERICO - RADIN LIGADO (2019)
  • 6MELIM - GELO (2019)
  • 7GIULIA BE - MENINA SOLTA (2019)
  • 8SORRISO MAROTO - REPRISE (2019)
  • 9IZA - MEU TALISMÃ (2019)
  • 10LILL NAS X Feat. Bily Ray Cyrus - OLD TOWN ROAD (2019)
Fale Conosco: 54 3344 1605
Tapejara/RS - Brasil
100e7 FM © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por wg3web.com.br